Páginas

quarta-feira, abril 19, 2006

Tecnologia é computador?

Muitas pessoas confundem tecnologia com computador. Isso é uma questão comumente feita aos alunos do mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. A surpresa é que esta questão surge mesmo nos meios cultos das escolas de todos os níveis. Achei um blog interessante de alguém que comenta sobre o tema. Vejam em http://blog.patrulleros.com.br/2006/04/19/cultura-tecnologica/. Um dos comentários feitos em tal blog, sugere a criação de terminais burros. Terminais espalhados pela cidade onde qualquer pessoa teria acesso bastando carregar alguns equipamentos bem simples (vejam no blog citado). O terminal burro pode ser uma saída tecnológica e popular ótima. Isso demandaria evidentemente uma grande divulgação da tecnologia, ou melhor, uma popularização da tecnologia jamais vista em um país como o Brasil. Por enquanto os detentores da tecnologia ainda pensam muito em dinheiro. Mas seria bom lembrar o que aconteceu na época da invenção do computador, o ENIAC de 1948. Os criadores do ENIAC divergiram entre si quanto aos rumos da invenção. Um deles queria manter segredo do novo produto criado, outro queria publicar os segredos da invenção (o computador) para que todos pudessem usufruir dos prováveis benefícios da mesma, como a velocidade dos cálculos, da programação, etc. O fato é que a divergência foi longe, um deles publicou o segredo do ENIAC, o que permitiu a construção de novos computadores, já uma evolução do primeiro, poucos meses depois, na Inglaterra e na França. E é graças a essa divergência, e à iniciativa de um deles de popularizar o conhecimento, que o computador se difundiu tal qual vimos na história. Portanto, cultura tecnológica para todos.

terça-feira, abril 18, 2006

Escola Aprendente


Caros, estou lendo um interessante livro, que recomendo e deixarei disponível assim que terminar minha leitura, e que pode ser útil principalmente aos dois grupos que trabalham com a noção de cultura: cultura científica e cultura tecnológica. Trata-se de: BONILLA, Maria Helena, Ecola Aprendente, para além da Sociedade da Informação, Quartet Editora, Rio de Janeiro, 2005. Bonilla é professora da FACED/UFBA e sua tese de doutorado pesquisa a internet na escola. Tive oportunidade de discutir com ela em uma mesa redonda do IX EPEF, em 2004. Leiam alguns trechos que eu marquei em minha leitura de seu livro. "Ao pocesso de atribuição de significado às informações denomina-se conhecimento, sendo que atribuir significado é, segundo Marques, uma certa maneira de considerar o que se nos apresenta, maneira derivada das próprias vivências anteriores, das experências prévias, construtivas de nossos esquemas de referências, de nossos prévios saberes". Mais, " a cultura é, em sua definição mais simples, a luta contra a uniformidade". Gostei muito dessa frase em particular. Mais ainda: "É evidente que na perspectiva economicista, significa ser consumidor. No entanto, inclusão é um processo mais abrangente, significa participar, questionar, produzir, decidir, transformar".

segunda-feira, abril 17, 2006

Primeiro dia do novo blog

Esse blog, "Educação e Cultura em Ciência e Tecnologia", criado por mim, Paulo Cezar Santos Ventura, professor da disciplina, tem por finalidade acompanhar e comentar os trabalhos dos alunos. Como cada grupo de alunos criou um blog particular, a intenção é fazer uma interação entre eles. Com a periodicidade que me for possível, eu estarei participando dos diversos blogs e fazendo comentários neles e agrupando meus comentários aqui nessa página. Com isso pretendo facilitar meu trabalho de fazer avaliações processuais dos trabalhos, bem como inserir texto, análise de livros e artigos, enfim, comentários diversos que forem pertinentes ao curso. Estejam à vontade para interagir com esse blog quantas vezes for necessário. Comentários de outros componentes do e-grupo Lactea-pesquisa também são benvindos.
Escrevam.