Páginas

quinta-feira, agosto 24, 2006

De Simone: sobre Tecnologia


Olá, Andréia e Leandra!!!

Em acordo com o que foi falado por Leandra, a tecnologia é visto pelos adolescentes (e acredito que também pelos jovens e adultos) como algo moderno, como todas as "coisas" (instrumentos) que foram produzidos pelo homem para facilitar a sua vida, minimizar as dificuldades diárias... A GRISPUN seria uma boa referência para tratar a tecnologia de forma diferenciada e para questionar o que está sendo posto pelos alunos...

Como estou trabalhando Concepções Alternativas com os meus alunos do 2º período de Ciências Biológicas, seu artigo seria interessante para discutir esse tema e também ampliar o conceito de Tecnologia...

Abraços, Simone.

De Leandra Para Andréia: sobre tecnologia



Andréia,

As respostas dos alunos está muito próxima do discurso que nós, companheiros da educação tecnológica, viemos tentando nos libertar: a tendência em associar a tecnologia com coisas. Quem aí já consegue falar de tecnologia sem se referir ao computador, celular, etc? Até que tentamos, mas...

Embora com palavras diferentes, a maioria das respostas dos alunos indicam produtos "é o que facilita a vida, meios de comunicação, o que funciona à base de energia". Como o meu grupo escreveu no trabalho da disciplina passada, é desta maneira que a maioria das pessoas conhece a tecnologia, concretizada no seu produto isolado. Tal percepção também foi muito forte na voz dos docentes das séries iniciais. Bom, mas fiquei surpresa com a desenvoltura dos alunos e penso ser possível fazer um caminho inverso com essa juventude, partindo do conceito que já possuem ao que pode ser, a fim de possibilitar que eles compreendam a profundidade do conceito um pouco mais cedo que a gente e a educação tecnológica pode ser um dos caminhos. Imagino também que diante da diversidade de respostas deve estar sendo difícil categorizá-las. E quanto à relação que você fez sobre História ser coisa do passado para os alunos lembre-se: pra essa moçada passado é o que aconteceu "dez minutos antes". Mais do que isso já é antigo - pior do que o que passou, é o que nem existe mais! Desculpe amiga, eles não colocariam a tecnologia nesta última categoria! Acho que quando você aplicou o questionário eles pensaram que estavam em uma aula diferente, mais "moderninha", entende? (hihihihihihihi). Abração,

Leandra

quarta-feira, agosto 23, 2006

Conceito de Tecnologia

Contribuição de Denise Eler

O conceito de Tecnologia só adquiriu importância a partir do começo do século XVIII. Neste período teve início a primeira Revolução Industrial, na qual se deram relevantes transformações a todos níveis no trabalho industrial. No entanto a discussão sobre Tecnologia veio a público somente após a 1ª Guerra Mundial, ainda que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tenha sido, curiosamente, fundado anteriormente em 1962. Etimologicamente a palavra Tecnologia é a conjunção dos termos tecn(o) e lógia, cuja origem provém da Grécia antiga. O termo tecn(o) surge do grego techno, de techne (técnica), expressando a idéia de arte ou habilidade. No entanto a partir do século XIX, na linguagem erudita surgiu o termo lógia que deriva do grego log(o), significando palavra, estudo, tratamento ou conhecimento. A primeira utilização do termo Tecnologia data de 1777 como título de um livro escrito pelo filósofo alemão Johann Beckmann. Este filósofo defendia que a Tecnologia envolve a razão, ou seja, uma forma particular de Conhecimento. Na língua Portuguesa a palavra Tecnologia é definida como o estudo especializado sobre os procedimentos, instrumentos e objetos próprios de qualquer arte, ofício ou técnica. Aristóteles, na sua obra Retórica, define técnica como um tratamento sistemático da gramática ou fala. Já o sociólogo contemporâneo, Robert Merton, define técnica como um conjunto qualquer de meios padrões para atingir um resultado predeterminado. Martin Heidegger, filósofo existencialista, considerou a existência de uma relação entre a tecnologia e a arte, na qual ambas eram eventos verdadeiros que permitiam aos entes existirem. O mesmo argumentava que a palavra grega techne tinha um significado ambivalente. A palavra techne pode ser interpretada através do termo melete, que expressa o cuidado necessário para preservar alguma “coisa”. Por outro lado, techne pode ser analisada de acordo com a palavra poiesis, que significa a produção ou a apresentação de alguma “coisa”. Estas características da palavra techne compreendem um conhecimento íntimo do que são, como Heidegger refere, as “coisas”. Este conclui que a especialização na execução de uma determinada “coisa” só é possível, porque o artesão é dotado da techne de forma a poder desvendar ou proteger a criação dessa mesma “coisa”. Para concluir este assunto, convém denotar as diferenças existentes entre os conceitos técnica e tecnologia. Enquanto para o escritor Eduard von Mayer, a técnica é o resultado da actividade humana, na obra “Confronto de Heidegger com a Modernidade“, as ferramentas, as fábricas e todos os novos sistemas sociais pertencem à Tecnologia. Os Conceitos de Engenharia, Tecnologia, Conhecimento e Capital - Análise e reconstrução Ivo Santarém, Paulo Teixeira http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=cache:kEq47fSNfyUJ:alfa.ist.utl.pt/~cel/RelFinTFC440-ConceitCTCa.pdf

Pesquisa de Andréia Assis




Coloco aqui a pesquisa de Andréia Assis sobre o conceito de Tecnologia de seus alunos da 6ª série de uma escola pública da Rede Municipal de Belo Horizonte. OPINIÃO ABERTA A TODOS.


"Pessoal, após comentários feitos por Cláudia França, sobre a percepção dos visitantes dos museus sobre o conceito de tecnologia percebi que nunca tinha perguntado aos meus alunos se eles sabiam o que era tecnologia. Isso me fez aplicar um questionário a 150 alunos da 6ª série de uma escola da RME/BH com o objetivo de conhecer o conceito de tecnologia mantido por eles. A análise dos questionários virou um artigo (ainda em desenvolvimento). Gostaria de compartilhar alguns dados interessantes e quem sabe trocar algumas idéias. 67,5% dos alunos acreditam que tecnologia refere-se a todos os aparelhos eletrônicos; dando como exemplos DVD, celular, TV, etc; 21% acreditam que a tecnologia está relacionada a todo tipo de evolução; 22,5% acreditam que tecnologia é tudo que facilita a vida das pessoas; 18% dos alunos acreditam que a tecnologia são todas as coisas modernas e/ou avançadas; 12% dos alunos acreditam que a tecnologia é tudo que funciona a base de energia elétrica; 6% dos alunos acreditam que a tecnologia é todos os meios de comunicação; 4,5% trataram tecnologia como uma ciência; 4,5% acreditam que tecnologia envolve o desenvolvimento das pessoas. Em apenas uma 1 resposta a tecnologia foi vista como recurso utilizado no ensino. Apesar do questionário ter sido aplicado na aula de História (considerada por eles como uma 'matéria' que estuda só o passado) não houve em nenhuma das 150 respostas, nenhum exemplo de tecnologia que antecedesse o final do século XX. Algumas respostas interessantes: “Tecnologia é a mudança de um estágio de evolução para outro”. “Tecnologia é um meio mais fácil para realizar algo sem precisar de usar força física”. “Tecnologia é o avanço da imaginação do ser humano para por em prática na vida real, seus experimentos”. “Um exemplo de tecnologia são todos os produtos que chegam nas lojas que tem um preço mais acima dos outros produtos”. O quê vcs acharam?"

segunda-feira, agosto 21, 2006

Pneus, tecnologia e sociedade


Em reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra entre os dias 05 e 07 de julho, a União Européia impugnou, perante a OMC, a proibição do governo brasileiro de importação de pneus recauchutados por empresas brasileiras. Se a OMC aceita a impugnação seremos obrigados a comprar pneus recauchutados de países da União Européia. Isto seria um tremendo retrocesso nas questões de política de meio ambiente em nosso país. Os pneus recauchutados não duram muito (em caminhões que rodam constantemente não duram três meses), não podem ser queimados, não são reutilisados e não são mais aproveitados em absolutamente nada. Não acham que os países europeus estão nos obrigando a ser depósito de lixo dos pneus deles? Opinem.