Páginas

sexta-feira, outubro 14, 2011

QUAL É TUA OBRA?

Confesso, comprei o livro numa livraria de auto-ajuda do aeroporto de Confins (a única daquele aeroporto). O título me chamou a atenção: obra é um dos conceitos que estudo. O autor chamou a atenção: um pesquisador da área de currículos de uma universidade brasileira, cheio de títulos e com um grande CV Lattes. O subtítulo de um dos capítulos me chamou mais ainda a atenção: "Física quântica: indicada para casos crônicos de falta de humildade". E leiam a pérola do último parágrafo.
 
"Você é um dos 6,4 bilhões de indivíduos, pertencentes a uma única espécie, entre outras três milhões de espécies classificadas (1), que vive em um planetinha (2), que gira em torno de uma estrelinha (3), que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia (4), que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos (5) possíveis e que vai desaparecer (6)." - Mário Sérgio Cortella.

Logo, se algum indivíduo, de muita pompa e pouca humildade, vem me inquirir - Você sabe com quem está falando? - eu respondo - Você tem tempo para me escutar? Se tiver eu falo porque você não é nada e ninguém.

(1) - Estima-se que existam 30 milhões de espécies de seres vivos na Terra, apenas 3 milhões classificadas.
(2) -  Terra
(3) - O Sol, uma estrela-anã.
(4) - A Via Láctea.
(5) - Alguns teóricos da Cosmologia acreditam que nosso universo não é o único.
(6) - Acreditam também que nosso universo, em expansão há 15 bilhões de anos, pode começar a se contrair e desaparecer.

Obs: As notas acima são minhas.

CORTELLA, Mário Sérgio, Qual a tua obra? Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.