Mentoria e Curadoria de Projetos de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia, Tecnologia Social, Inovação, Projetos Escolares e Formação de Sujeitos.
quarta-feira, abril 19, 2006
Tecnologia é computador?
Muitas pessoas confundem tecnologia com computador. Isso é uma questão comumente feita aos alunos do mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. A surpresa é que esta questão surge mesmo nos meios cultos das escolas de todos os níveis. Achei um blog interessante de alguém que comenta sobre o tema. Vejam em http://blog.patrulleros.com.br/2006/04/19/cultura-tecnologica/. Um dos comentários feitos em tal blog, sugere a criação de terminais burros. Terminais espalhados pela cidade onde qualquer pessoa teria acesso bastando carregar alguns equipamentos bem simples (vejam no blog citado). O terminal burro pode ser uma saída tecnológica e popular ótima. Isso demandaria evidentemente uma grande divulgação da tecnologia, ou melhor, uma popularização da tecnologia jamais vista em um país como o Brasil. Por enquanto os detentores da tecnologia ainda pensam muito em dinheiro. Mas seria bom lembrar o que aconteceu na época da invenção do computador, o ENIAC de 1948. Os criadores do ENIAC divergiram entre si quanto aos rumos da invenção. Um deles queria manter segredo do novo produto criado, outro queria publicar os segredos da invenção (o computador) para que todos pudessem usufruir dos prováveis benefícios da mesma, como a velocidade dos cálculos, da programação, etc. O fato é que a divergência foi longe, um deles publicou o segredo do ENIAC, o que permitiu a construção de novos computadores, já uma evolução do primeiro, poucos meses depois, na Inglaterra e na França. E é graças a essa divergência, e à iniciativa de um deles de popularizar o conhecimento, que o computador se difundiu tal qual vimos na história. Portanto, cultura tecnológica para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo plenamente. Quanto mais sementes espalharmos, melhor. A grande semente, a meu ver, é que trabalhar com projetos seria uma grande sementeira para a educação tecnológica, certo, além das tecnologias de informação.
ResponderExcluirPaulo