Mentoria e Curadoria de Projetos de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia, Tecnologia Social, Inovação, Projetos Escolares e Formação de Sujeitos.
terça-feira, abril 18, 2006
Escola Aprendente
Caros, estou lendo um interessante livro, que recomendo e deixarei disponível assim que terminar minha leitura, e que pode ser útil principalmente aos dois grupos que trabalham com a noção de cultura: cultura científica e cultura tecnológica. Trata-se de: BONILLA, Maria Helena, Ecola Aprendente, para além da Sociedade da Informação, Quartet Editora, Rio de Janeiro, 2005. Bonilla é professora da FACED/UFBA e sua tese de doutorado pesquisa a internet na escola. Tive oportunidade de discutir com ela em uma mesa redonda do IX EPEF, em 2004. Leiam alguns trechos que eu marquei em minha leitura de seu livro. "Ao pocesso de atribuição de significado às informações denomina-se conhecimento, sendo que atribuir significado é, segundo Marques, uma certa maneira de considerar o que se nos apresenta, maneira derivada das próprias vivências anteriores, das experências prévias, construtivas de nossos esquemas de referências, de nossos prévios saberes". Mais, " a cultura é, em sua definição mais simples, a luta contra a uniformidade". Gostei muito dessa frase em particular. Mais ainda: "É evidente que na perspectiva economicista, significa ser consumidor. No entanto, inclusão é um processo mais abrangente, significa participar, questionar, produzir, decidir, transformar".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada pela indicação, Paulo. Vou ler para conversarmos a respeito. Gostei especialmente da primeira frase, sobre a questão de atribuir significado à informação a partir de nossas vivências.
ResponderExcluir