Mentoria e Curadoria de Projetos de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia, Tecnologia Social, Inovação, Projetos Escolares e Formação de Sujeitos.
terça-feira, agosto 15, 2006
Ratazanas fertilizadas com espermas congelados
Em notícia na página de Ciência, a Folha de São Paulo noticia, em 15 de agosto de 2006, que pesquisadores japoneses conseguiram usar espermatozóides congelados (por mais de 15 anos) de camundongos para produzir filhotes.
Este fato de Ciência e Tecnologia abre a possibilidade, embora remota, de trazer à vida animais extintos, como o mamute, desde que se encontrem espermatozóides congelados desses animais.
As principais controvérsias em torno da questão são:
1º) A temperatura de congelamento dos animais seria suficiente para preservar seu DNA?
2º) Se forem encontrados óvulos e espermatozóides de animais da mesma espécie, congelados, o retorno à vida de animais extintos há muitos anos (milhares talvez) trariam que tipo de problema à ecobiodiversidade atual?
3º) Na ausência de óvulos, uma idéia a ser trabalhada pelos cientistas, segundo a publicação, seria fertilizar óvulos de parentes próximos dos animais (ferlitizar elefantes com espermas de mamutes, por exemplo), gerando animais híbridos entre passado e presente. Que conseqüências poderiam trazer para a ecobiodiversidade?
OPINEM.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário