Mentoria e Curadoria de Projetos de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia, Tecnologia Social, Inovação, Projetos Escolares e Formação de Sujeitos.
sexta-feira, maio 19, 2006
Educação Científica na Harvard
Segundo Alaor Chaves (professor de Física da UFMG), em artigo intitulado "Educação para a Ciência e a Tecnologia" (publicado em WERTHEIN e CUNHA, Educação Científica e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas), para a Universidade de Harvard, a resposta para a questão: "o que significa ser uma pessoa educada no século XXI" seria uma pessoa capaz de compreender o espírito de um artigo da Science ou Nature, revistas equivalente à nossa Ciência Hoje. Vocês concordam com isso?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A revista Ciência Hoje é uma revista de divulgação científica para ser lida e entendida por alunos universitários, e também de ensino médio mais ligados no mundo. Trata de assuntos científicos mas não com a linguagem dos cientistas. A Science e a Nature são são revistas voltadas para um público universitário, interdisciplinares, mas talvez com uma linguagem um pouco mais sofisticada que a Ciência Hoje. Não sei se as encontramos na biblioteca do CEFET, mas deveríamos. Eu também não concordo muito com a proposição de Harvard, pois eu duvido que seus alunos leiam frequentemente tais revistas. E, talvez Leandra tenha razão, não é só de ciência que precisamos, mas precisamos também.
ResponderExcluirConcordo, Paulo. Esse nivelamento é um filtro, ou seja, o conhecimento científico é um degrau, um instrumento de poder, uma grande porta de acesso para entender a realidade, mas não a única. Decodificar "Nature" e "Science" revela um perfil de um educado cientificamente.
ResponderExcluirJurema