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sábado, fevereiro 24, 2018

OS JOVENS E A DIFÍCIL ESCOLHA DE CARREIRAS 7


7 – QUATRO REGRAS PARA APRENDER FACILMENTE
Na escola, na faculdade e até mesmo no dia a dia, é comum nos depararmos com assuntos que não conseguimos compreender. Mas Richard Feynman (1918-1988), ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965, garantia que existe uma tática simples que ajuda a entender qualquer tema.
Feynman sempre foi reconhecido por essa característica entre os colegas: ele tinha muito talento para transformar explicações de coisas muito complexas em algo simples e fácil de entender. Os livros de Richard Feynman, mesmo aqueles voltados para leitores especializados, tinham uma redação extremamente simples[i].
E seu entusiasmo para explicar os conceitos mais difíceis costumava contagiar quem estava por perto. O que Feynman defende em sua técnica é que existem dois tipos de sabedoria: a que é focada em saber apenas o nome de algo e a que é focada em de fato saber algo. A receita para a aprendizagem, segundo ele, é a última – e pode ser aplicada observando os quatro passos a seguir:
1.     Escolha um conceito – Qualquer um que preferir. Pode ser um de macroeconomia, economia doméstica ou qualquer coisa que vier a cabeça. Seja química ou culinária, ou primeiro uma e depois a outra. E anote o conceito – o mais importante aí é desenvolver o raciocínio.

2.     Escreva-o como se estivesse ensinando uma criança – Redija, então, tudo o sabe sobre esse conceito. Mas atenção: você precisa fazer isso da maneira mais simples possível. Escreva como se estivesse explicando para uma criança – ainda que isso pareça absurdo e desnecessário, é um passo muito importante. Assegure-se de que, do início ao fim, você esteja usando uma linguagem bem simples. Além disso, evite jargões e expressões prontas que partam do pressuposto de que você já sabe o conceito delas. Explique cada detalhe de tudo e não caia na tentação de omitir algo que, na sua visão, está subentendido.

3.     Volte no tema e pesquise sobre ele – No passo anterior, provavelmente você encontrou lacunas no seu conhecimento. Coisas que você esqueceu e que não conseguiu explicar. E esse é o momento em que você começa realmente a aprender. Volte à fonte de informações sobre esse tema e pesquise o que ainda falta entender. E, quando você achar que cada subtema está claro, tente escrever no papel a explicação para ele de uma maneira que até uma criança entenderia. Quando você se sentir satisfeito e estiver compreendendo tudo o que antes estava confuso, volte à redação original e continue escrevendo as explicações nela.

4.     Revise e simplifique ainda mais – Depois de passar por todas essas etapas, revise o que escreveu e simplifique. Certifique-se novamente de que não usou nenhum jargão associado com o tema que está te intrigando. Leia tudo em voz alta. Preste atenção para perceber se está tudo exposto da maneira mais clara possível. Se a explicação não for simples ou se soar confusa, interprete isso como um sinal de que você não está entendendo algo. Crie analogias para explicar o conceito, porque isso ajuda a esclarecer tudo na sua cabeça e é a prova de que você está realmente dominando aquele tema.

Como explica Richard Feynman, aprender significativamente um conceito requer apenas um pouco de trabalho que é o de redigir o conceito dentro do que se sabe sobre ele, depois pesquisá-lo para conhecê-lo ainda mais e tornar a redigir da maneira mais simples possível, como se estivesse explicando a uma criança.
Há duas operações cognitivas nesse procedimento que são referendadas por todos os teóricos da aprendizagem que conhecemos: a primeira é que aprendemos em cima daquilo que já sabemos e aprender é ampliar o conhecimento sobre o pouco que conhecemos; a segunda é que mostramos o que conhecemos e sabemos quando conseguimos explicar de uma forma tão simples que qualquer pessoa possa compreender, mesmo uma criança.

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