7 – QUATRO REGRAS PARA APRENDER FACILMENTE
Na escola, na
faculdade e até mesmo no dia a dia, é comum nos depararmos com assuntos que não
conseguimos compreender. Mas Richard Feynman (1918-1988), ganhador do Prêmio Nobel de
Física em 1965, garantia que existe uma tática simples que ajuda a entender
qualquer tema.
Feynman sempre
foi reconhecido por essa característica entre os colegas: ele tinha muito
talento para transformar explicações de coisas muito complexas em algo simples
e fácil de entender. Os livros de Richard Feynman, mesmo aqueles voltados para
leitores especializados, tinham uma redação extremamente simples[i].
E seu entusiasmo
para explicar os conceitos mais difíceis costumava contagiar quem estava por
perto. O que Feynman defende em sua técnica é que existem dois tipos de
sabedoria: a que é focada em saber apenas o nome de algo e a que é focada em de
fato saber algo. A receita para a aprendizagem, segundo ele, é a última – e
pode ser aplicada observando os quatro passos a seguir:
1.
Escolha
um conceito – Qualquer um
que preferir. Pode ser um de macroeconomia, economia doméstica ou qualquer
coisa que vier a cabeça. Seja química ou culinária, ou primeiro uma e depois a
outra. E anote o conceito – o mais importante aí é desenvolver o raciocínio.
2.
Escreva-o
como se estivesse ensinando uma criança – Redija,
então, tudo o sabe sobre esse conceito. Mas atenção: você precisa fazer isso da
maneira mais simples possível. Escreva como se estivesse explicando para uma
criança – ainda que isso pareça absurdo e desnecessário, é um passo muito
importante. Assegure-se de que, do início ao fim, você esteja usando uma
linguagem bem simples. Além disso, evite jargões e expressões prontas que
partam do pressuposto de que você já sabe o conceito delas. Explique cada
detalhe de tudo e não caia na tentação de omitir algo que, na sua visão, está
subentendido.
3.
Volte
no tema e pesquise sobre ele –
No passo anterior, provavelmente você encontrou lacunas no seu conhecimento.
Coisas que você esqueceu e que não conseguiu explicar. E esse é o momento em
que você começa realmente a aprender. Volte à fonte de informações sobre esse
tema e pesquise o que ainda falta entender. E, quando você achar que cada
subtema está claro, tente escrever no papel a explicação para ele de uma
maneira que até uma criança entenderia. Quando você se sentir satisfeito e
estiver compreendendo tudo o que antes estava confuso, volte à redação original
e continue escrevendo as explicações nela.
4.
Revise
e simplifique ainda mais – Depois
de passar por todas essas etapas, revise o que escreveu e simplifique.
Certifique-se novamente de que não usou nenhum jargão associado com o tema que
está te intrigando. Leia tudo em voz alta. Preste atenção para perceber se está
tudo exposto da maneira mais clara possível. Se a explicação não for simples ou
se soar confusa, interprete isso como um sinal de que você não está entendendo
algo. Crie analogias para explicar o conceito, porque isso ajuda a esclarecer
tudo na sua cabeça e é a prova de que você está realmente dominando aquele
tema.
Como explica
Richard Feynman, aprender significativamente um conceito requer apenas um pouco
de trabalho que é o de redigir o conceito dentro do que se sabe sobre ele,
depois pesquisá-lo para conhecê-lo ainda mais e tornar a redigir da maneira
mais simples possível, como se estivesse explicando a uma criança.
Há duas operações
cognitivas nesse procedimento que são referendadas por todos os teóricos da
aprendizagem que conhecemos: a primeira é que aprendemos em cima daquilo que já
sabemos e aprender é ampliar o conhecimento sobre o pouco que conhecemos; a
segunda é que mostramos o que conhecemos e sabemos quando conseguimos explicar
de uma forma tão simples que qualquer pessoa possa compreender, mesmo uma
criança.
[i]
PENSADOR ANÔNIMO - http://pensadoranonimo.com.br/nobel-da-fisica-ensina-4-passos-para-aprender-tudo-o-que-voce-quiser/
Em 26/02/2017.
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