1 – INTRODUÇÃO
Durante mais de quarenta anos exerci a profissão de
professor em várias instituições brasileiras. Sou físico de formação, Bacharel
e Licenciado pela UFMG, Mestre em Física Aplicada pela USP – São Carlos/SP e
Doutor em Ciências da Comunicação e Informação pela Université de Bourgogne, em
Dijon, França.
Nos últimos vinte e dois anos como profissional da Educação
lecionei em uma Instituição Federal de formação profissional tecnológica, onde
tive oportunidade de participar da formação de inúmeros engenheiros, professores
e mestres em Educação Tecnológica.
Como eu adotava uma linha pedagógica baseada em projetos,
creio haver orientado mais de mil projetos de alunos de graduação,
especialização lato sensu e mestrado, encaminhando milhares de jovens ao
mercado de trabalho.
Toda esta bagagem profissional me capacita a abordar este
tema tão importante que é “a escolha de carreiras” pelos jovens em nível
escolar médio, técnico e superior. E é exatamente este assunto o tema central
deste texto: como
ajudar os jovens a fazer escolhas sobre formação, profissão e trabalho na atual
conjuntura e estrutura dos mercados, das empresas e dos negócios, com um
pensamento no futuro.
Muitas perguntas passam pela mente dos jovens com relação a
formação e profissão. Que cursos escolher? Como estão o mercado de trabalho e
as oportunidades para esta formação escolhida? Quais são as tendências deste
mercado? Conseguirei trabalhar na área que escolho hoje?
O que estarei fazendo
daqui dez anos?
O objetivo deste texto é trazer algumas respostas, mesmo que
provisórias, já que o exercício de futurologia ou prospecção não é uma ciência,
apenas uma análise dos dados da atualidade nas questões de empregabilidade,
trabalho e empreendedorismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário